EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

quarta-feira, 1 de julho de 2020

Editorial Julho/20 - “Há uma esperança para o teu futuro” (Jr 31,17).

JULHO é dedicado ao Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Esta festa é celebrada no primeiro Domingo do mês. O Sangue de Jesus é o “preço da nossa salvação”. A piedade cristã sempre manifestou através dos séculos especial devoção ao Sangue de Cristo, derramado para a remissão dos pecados a todo o gênero humano. O Papa São João Paulo II, em sua Carta Apostólica Angelus Domini, frisou o convite de João XXIII sobre o valor infinito daquele Sangue, do qual “uma só gota pode salvar o mundo inteiro de qualquer culpa”. Os santos celebrados neste mês destacamos: São Tomé (03), São Bento (11), São Camilo (14), Santa Maria Madalena (22), São Tiago (25), Santos Joaquim e Ana (26), Santa Marta (29) e Santo Inácio de Loyola (31) ajudam a reforçar nossa fé através da liturgia. 
Em nossa paróquia ainda continuamos com as celebrações “online”. Neste sentido, nunca é demais estender nossos agradecimentos a todos os comprometidos nesta causa. Não temos missas presenciais, mas levamos Deus nas casas. 
Falando de esperança, esta não aliena do presente, mas, pelo contrário faz enxergá-lo com mais lucidez e criticidade. A esperança não decepciona (Rm.5,5). “A pandemia de coronavírus nos despertou bruscamente do perigo maior que sempre correram os indivíduos e a humanidade, o do delírio de onipotência. Bastou o menor e mais informe elemento da natureza, um vírus, para nos recordar que somos mortais, que o poderio militar e a tecnologia não bastam para nos salvar” (Frei Raniero Cantalamessa). 
 A humanidade viveu, nos últimos tempos, uma confiança em sua própria onipotência, celebrando os grandes feitos da ciência, acreditando ter chegado ao seu estágio de total maturidade, não necessitando mais de nada nem de ninguém. Nesse contexto parece faltar espaço para Deus. No entanto, o pavor das últimas duas Grandes Guerras; o massacre de inúmeros seres humanos, seja nos mais diversos conflitos armados, seja na violência cotidiana em nossas cidades; a fome; a miséria, racismo e mais recentemente, a situação em que vivemos, afligidos pela Covid-19, nos levam a pensar e criticar nossa pretensão de onipotência. É verdade que muitas vezes, não sabemos nem o que pensar sobre uma projeção de futuro. “Até o profeta e o sacerdote perambulam pela terra sem saber o que se passa” (Jr 14,18). Acreditar, confiar em Deus certamente é o melhor. Sigamos confiantes e conscientes dos cuidados necessários para o momento. 
por Márcio Neves (Pascom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário