EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

terça-feira, 21 de julho de 2020

Um olhar sobre a parábola do Joio e o Trigo "Uma abordagem do ponto de vista leigo"

Márcio Neves - (Pascom-SJO)

“Os empregados perguntaram ao dono do campo: ‘Queres que vamos arrancar o joio?' O dono respondeu: ‘Não! Pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. Deixai crescer um e outro até a colheita!’” (Mt 13,28-30). 
Jesus quis nos contar a parábola do joio para nos ensinar que não existe uma religião pura, uma igreja pura, um partido político puro, uma pessoa pura. Em todo ser humano e em todas as estruturas humanas existem o bem e o mal, o perfeito e o imperfeito, o “já” e o “ainda não”, a capacidade e o limite, a força e a fraqueza. Nossa tentação sempre é a de eliminar um dos polos, ficando somente com o outro. Mas isso, além de ser impossível, nos tornaria “aleijados”, soberbos, arrogantes, convencidos de que já estamos prontos.  
Ninguém está pronto. Nenhum ser humano já está definido como joio (pessoa má) ou como trigo (pessoa boa). Todos nós estamos em processo; todos nós estamos cultivando o campo da nossa existência, e ainda não claro se o que prevalecerá nesse campo será o joio ou o trigo.
Enfim, em nosso processo de crescimento e de amadurecimento, não nos esqueçamos de que “o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza” (Rm 8,26). Ele é o princípio do bem em nós. Ele nos faz pacientes e tolerantes com o joio que há em nós e nas outras pessoas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário