EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

sábado, 3 de outubro de 2020

Formação Litúrgica: Pe. Daniel inicia diálogo de formação com as equipes de celebração

Pe. Daniel (Pároco São José Operário)
Especificamente falando aos leitores no último dia 30, Pe. Daniel com o objetivo de despertar a necessidade do cultivo da espiritualidade do agente de liturgia. A incitativa, visa falar em todas as esferas da equipe de celebração, ou seja, leitores, comentaristas, salmistas, ministros, ostiárias, acolhimento. Naturalmente são observações já conhecidas de todos, porém de tempos em tempo torna-se necessário estar recordando sobre o entendimento quanto ao lugar sagrado (altar), modo, postura e o modo de se vestir. "Guardar silêncio no interior do templo, interiorizar-se na mensagem da liturgia da palavra é de suma importância". Valorizar e praticar a leitura orante e o culto espiritual enfatizou Pe. Daniel citando São João chamado Crisóstomo que significa "boca de ouro".
Assim como em qualquer outro serviço pastoral: "é preciso ter objetivos e metas comuns para alcançar os resultados esperados." e logicamente um profundo zelo e gosto por aquilo se faz. O termo "cumpridores de escala não tem mais espaço". A liturgia não foge à regra, pois necessita de uma equipe de liturgia dedicada, atenta e disposta a servir…A formação litúrgica é um processo pedagógico, tendo por objetivo final a participação ativa, exterior e interior, consciente, plena e frutuosa de todo o povo de Deus nas celebrações litúrgicas, ou seja, a vivência do mistério de Cristo através da participação na ação ritual. Para atingir a pessoa humana como um todo, é preciso operar com a dimensão corporal, relacional, intelectual, afetiva, intuitiva, imaginária, simbólica e experiencial da mesma.

Para concluir, segue abaixo as dicas bem simples aos proclamadores que resumem este nosso encontro e que devem ser colocados em prática em nossas celebrações:
1- Ler a leitura antes, em voz alta e várias vezes. Ler para entender o seu sentido, e para ver que entonação se deve dar a cada frase( onde estão os pontos e as vírgulas.) Verificar se há palavras difíceis e qual a sua correta pronuncia.
2- Estar preparado e aproximar-se do ambão no momento oportuno, isto é, não quando se está a dizer ou a cantar outra coisa. Procurar não vir de um lugar distante da igreja; se for necessário, deve aproximar-se DISCRETAMENTE, antes do momento de subir.
3- Quando estiver diante do ambão, deve-se ter em conta a posição do corpo. Não leia com as mãos nos bolsos, ou atrás das costas, ou com as pernas cruzadas…
4- Colocar-se à distância adequada do microfone para que a comunidade ouça bem a proclamação da palavra. Não começar, portanto, enquanto o microfone não estiver ajustado à sua medida. E LEMBRE-SE: os ruídos que se fazem diante do microfone são ampliados!!!!
5- Não começar a leitura sem que haja silêncio absoluto e as pessoas estejam realmente atentas.
6- LER DEVAGAR! O principal defeito dos leitores costuma ser precisamente esse: ler depressa.
7- Há que manter um tom geral de calma; ler fazendo pausas nas vírgulas e pontos; Fazer uma pausa mais longa antes de dizer “Palavra do Senhor” (escutar a resposta da assembleia e voltar ao lugar)
8- VOCALIZAR, ou seja, remarcar cada sílaba, mover os lábios e a boca, não atropelar a leitura. SEM TEATRALIZAR!!
9- Não baixar o tom nos finais de frase. As últimas sílabas de cada frase têm que se ouvir tão bem quanto as demais.
10- Procurar ler com a cabeça levantada. O tom de voz será mais alto e, portanto, mais fácil de captar. (lembre-se da posição do microfone)
11- Antes de começar a leitura, olhar a assembleia. No final dizer “Palavra do Senhor”, olhando a assembleia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário