EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

quinta-feira, 19 de junho de 2014

O significado do Corpus Christi

"Que o Corpus Crhisti seja a oportunidade de renovarmos nossa fé e reconheceê-lo como verdadeiro alimento

“Ficai certo de que todos os instantes da vossa vida, o tempo que passardes diante do Divino Sacramento será o que vos dará mais força durante a vida, mais consolação na hora da morte e durante a eternidade”. – Santo Afonso Maria de Ligório
A festa de Corpus Christi é a solene celebração da  instituição da Eucaristia e da nossa fé na presença real de Cristo, realizada na quinta-feira após a comemoração da Santíssima Trindade. É uma celebração de preceito, ou seja, dia santo de guarda para todos os católicos que, com seus legítimos pastores, saem pelas ruas de suas cidades testemunhando, publicamente, a sua fé e adoração ao Cristo, presente nas espécies consagradas do Pão e do Vinho, transubstanciados em cada Santa Missa.
O fato de ser numa quinta-feira evoca a celebração da Quinta-feira Santa quando, iniciando o Tríduo Pascal, celebramos a instituição desse mistério. Porém, historicamente, a solenidade como a temos hoje foi introduzida mais tarde.
 A festa tem sua origem no século XIII e foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264. É a grande festa do Corpo de Nosso Senhor na Eucaristia. É a afirmação da presença de Cristo inteiramente na santa hóstia, alimento da alma, sacramento da comunhão.
Por meio da Eucaristia, Jesus se dá como alimento, se faz presente perto de nós e nos fortalece pelo caminho. Nela, Jesus comunica seu amor e se entrega verdadeiramente por nós.
 A origem da festa de Corpus Christi se dá em Liege, na Bélgica, onde uma freira chamada Juliana de Cornion teria tido inspirações sobre esse mistério, e expressou que seria muito importante que o sagrado mistério Eucarístico fosse celebrado de forma especial e com merecido destaque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário