EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

domingo, 1 de setembro de 2019

Seminarista Luan Felipe: “não é possível falar de vocação, excluindo missão”


Finalizando o mês de Agosto (mês das vocações) queremos trazer aqui uma reflexão sobre a vocação tendo como inspiração nosso atual seminarista Luan Felipe da cidade de Salto, atualmente realizando trabalho pastoral em nossa Paróquia São José Operário. É próprio de nossas comunidades este zelo para com todos, tendo em vista de que muitos que por aqui passaram já se tornaram padres. O último a ser tornar padre foi o agora Padre Elias Pavan. Primeiramente, “não é possível falar de vocação, excluindo missão”. Viver no seminário é estar neste tempo da descoberta de Cristo. É tempo de acolhimento e amadurecimento do dom recebido da iniciativa de Deus e não por méritos da pessoa. Tempo importante de relacionar-se com Deus, que se expressa de forma significativa na oração para um correto discernimento. O Bispo de Roma Papa Francisco como sempre, trabalha toda sua reflexão em três pontos. Em 2014, ele disse que o seminarista deve ser fraterno, orante e missionário. A fraternidade é parte integrante do chamado, não se pode viver individualmente. A oração deve ser um convite ao Espírito Santo, como no Cenáculo, pois d’Ele depende a construção da Igreja, o guia dos discípulos e o dom da caridade pastoral. A missão deve torná-los discípulos humildes capazes de preferência pelas pessoas marginalizadas, àquelas das periferias. Levar as pessoas a acolherem a ternura e humildade de Cristo.
Isso se resume na necessidade de promovermos a sinodalidade e assumirmos espaços missionários de formação na paróquia; despertarmos o ardor missionário por meio da consciência de que a missão contínua e permanente é um transbordar da experiência pessoal com Jesus. Daí implica-se rever com coragem costumes, estilos, horários, linguagem, escuta, diálogo, estruturas, formas, ministérios, práticas de formação humana, teológica e espiritual, bem como a prática da solidariedade, da cooperação e da integração ingredientes indispensáveis na formação de um sacerdote a serviço da comunidade.
Deus sempre tem surpresas preparadas em cada missão. Nossas orações sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário