EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

terça-feira, 14 de junho de 2011

Caminho: celebrando e festejando Pentecostes

A seguir imagens da festa de Pentecostes que começou com a Vigília no sábado, continuou no domingo de manhã com a celebração das Laudes, transcorreu durante todo o dia na convivencia festiva e tudo continua dentro do nosso coração.
Pentecostes é um fato antigo e novo ao mesmo tempo. Ele é marcado por realidades que envolvem situações de mistério. A vinda do Espírito Santo transforma a vida das pessoas e atinge a maneira de ser das comunidades cristãs. Desperta atitudes de compromisso e testemunho na convivência social.

É festa da unidade porque faz superar divisões de raça e línguas no meio da diversidade dos dons. Faz as pessoas se colocarem a serviço umas das outras e edificar a comunidade. Com isto elas superam e ultrapassam seus limites simplesmente humanos.


 Nem sempre nos damos conta dos carismas que nos acompanham. Se bem utilizados, muitos bens podem acontecer no meio das pessoas. São iniciativas naturais desenvolvidas por cada indivíduo, enriquecendo e fortificando o bem comum.


 A presença do Espírito Santo é como um laço forte que nos une e transforma o mundo em ambiente de convivência e de realizações que elevam a vida e o coração das pessoas na comunidade cristã. Cria ânimo e dinamismo social.


Pentecostes é festa do perdão, da mútua solidariedade e de força decisiva na construção da comunidade Igreja. Desperta o calor da fé e da comunhão eclesial. Desinstala todos aqueles que vivem acomodados e abafando todas as suas qualidades e dons naturais.
O que vemos, nos novos tempos, encanta a todos nós.Após a Festa de Pentecostes acontece um desabrochar de vida comunitária. Os apóstolos e os discípulos do Senhor entenderam a presença renovadora do Espírito Santo em suas vidas. Com isto assumiram posturas missionárias transformadoras no meio do povo.

Hoje falamos de iniciação à vida cristã.
O que faz acontecer a existência da comunidade cristã é o compromisso concreto com a vivência dos sacramentos, com o modo de viver a fé. É o testemunho, da vida de Cristo em nós, para o mundo, na coerência, na ética, na esperança e na prática do amor. As estruturas antigas tiveram que ser superadas para que surgissem verdadeiras comunidades cristãs, marcadas pela vivência do mandamento do amor.
VEM ESPÍRITO SANTO, VEM VIVER EM NÓS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário