EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Caminho Néocatecumenal e Dom Vicente Costa

Definimos como um grande sinal da paresença de Deus este encontro do Bispo Diocesano de Jundiaí Dom Vicente Costa com as comunidades néocatecumenais da Diocese. O encontro aconteceu no domingo,26/06 no Ginásio de Esportes "Bolão".O Caminho Neocatecumenal não é um movimento ou uma associação, mas um instrumento das paróquias a serviço dos Bispos, para iniciar, renovar e amadurecer na fé tantas pessoas que se encontram longe da Igreja.
Neste contexto, representantes do Caminho apresentaram o Caminho a Dom Vicente com todo o itinerário e suas etapas acompanhados de testemunhos de pessoas que falaram de suas experiências. Em seguida, Dom Vicente tomando a Palavra exaltou a grande participação dos jovens no caminho,lembrando a Jornada Mundial da Juventude
com o Papa Bento XVI em Madri que acontece em Agosto deste ano. Quando convidado para este encontro, Dom Vicente disse que refletiu muito sobre qual mensagem que iria passar para esse momento importante. Começou dizendo a todos que este encontro não seja entendido como triunfalismo devido a enorme quantidade de pessoas que praticamente lotou o Ginásio de Esporte. Afirmou a participação na Igreja e todas as sua atribuições pouco vale se não há comprometimento com a santidade. Nesta linha de raciocínio, lembrou o Beato Papa João Paulo II em sua Exortação Apostólica Christifideles Laici que fala sobre as EXIGÊNCIAS DO SER IGREJA: CRITÉRIOS DE ECLESIALIDADE PARA AS AGREGAÇÕES LAICAIS. Citou 5 critérios em sua exortação os quais de uma forma breve desecrevemos a seguir:
1º- O primado dado à vocação de cada cristão à santidade,chamados a sermos instrumentos de santidade.A responsabilidade em professar a fé católica, acolhendo e proclamando a verdade sobre Cristo, sobre a Igreja e sobre o homem, em obediência ao Magistério da Igreja, que autenticamente a interpreta.
3º- O testemunho de uma comunhão sólida e convicta, em relação filial com o Papa, centro perpétuo
e visível da unidade da Igreja universal, e com o Bispo "princípio visível e fundamento da unidade"da Igreja.
4º- A conformidade e a participação na finalidade apostólica da Igreja, que é a evangelização e a santificação dos homens e a formação cristã das suas consciências, de modo a conseguir permear de espírito evangélico as várias comunidades e os vários ambientes.
5º- O empenho de uma presença na sociedade humana que, à luz da doutrina social da Igreja, se coloque ao serviço da dignidade integral do homem.
Concluiu falando sobre a aprovação das Diretrizes da Ação Evangelizadora contando com toda a Diocese em colocar em prática todas as diretrizes. O encontro terminou com um cântico dedicado a Nossa Senhora com a dança dos jovens onde Dom Vicente comentou que ve no caminho três amores. A seguir, O AMOR A PALAVRA DE DEUS; O AMOR A IGREJA e o AMOR PELA FAMÍLIA.
por Márcio Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário