EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

quinta-feira, 30 de junho de 2011

De São Pedro a Bento XVI-Domingo dia do Papa

No próximo domingo,03/07 a Igreja celebra a Solenidade de São Pedro e São Paulo, lembrando também o Bispo de Roma o Papa Bento XVI e todos os pastores da Igreja.
São Pedro - Mártir -(Simão, filho de Jonas); Galiléia;

Eleito por Jesus na terceira década do calendário cristão, permaneceu cerca de 37 anos no pontificado (o mais longo da história). Morreu no ano de 67. Muitos historiadores firmam seu pontificado de 42 a 67, mas na realidade este período retrata apenas o tempo em que permaneceu estabelecido em Roma. Quem é que não conhece a vida de São Pedro, daquele pescador da Galiléia, escolhido por Nosso Senhor para ser o primeiro Apóstolo? São Pedro, forte na fé, dedicado ao Divino Mestre a ponto de querer defendê-lo com a espada! São Pedro que, fraco na tentação, negou o Mestre, mas pela contrição se levantou e por Jesus foi nomeado chefe da Igreja! Não é tanto que a vida de São Pedro que hoje se nos apresenta, senão mais o seu pontificado. Noutras palavras Jesus anuncia, entre outras coisas: que Pedro é a rocha inabalável, que serve de  fundamento à Igreja; na mesma recebe o supremo poder e a ela são entregues as chaves do céu.  
Joseph Ratzinger, Papa Bento XVI, nasceu em 16 de abril de 1927, cidade de Marktl, diocese de Passau – Alemanha. Assumiu o nome de Bento XVI, no dia 19/04/2005, conforme anúncio à multidão congregada no Vaticano, que aguardava ansiosa após o anúncio da eleição do novo Papa, pela fumaça branca da chaminé vista por todos na Praça de São Pedro. Em sua primeira aparição pública, o recém-eleito Pontífice pediu ao mundo que rezasse por ele e por seu papado. "Entrego-me às vossas preces", disse o Papa à grande multidão, vindas de todas as partes do mundo. Foi ovacionado e interrompido por diversas vezes com gritos e aplausos. Vestido com os paramentos papais, Bento XVI deu sua primeira bênção à cidade de Roma e ao mundo (bênção "Urbi et Orbi")Bento XVI é o Papa mais idoso, desde Clemente XII, que também tinha 78 anos, quando eleito em 1730 e o primeiro Papa alemão, desde Vitor II (1055). De São Pedro a Bento XVI são 264  Papas em toda a história.
Rezemos pelo Papa, o legítimo sucessor de São Pedro e representante de Cristo sobre a terra. Que o Senhor o conserve, o vivifique, lhe dê felicidade, saúde e não o deixe cair nas mãos dos inimigos.
Oração: Deus Onipotente e eterno, compadecei-vos de vosso servo; conduzi-o em vossa bondade pelo caminho da salvação eterna para que com a vossa graça deseje o que vos agrade e trabalhe com todas as forças para cumprir a vossa vontade. Amém.
Neste domingo, celebramos também em memória da São Paulo que junto com São Pedro formam as colunas da Igreja.
São Paulo  é chamado o Apóstolo dos  Gentios. realmente é admirável sua atividade na propagação da fé. De perseguidor de  Jesus  Cristo fez-se um Apóstolo da Igreja, um missionário, o modelo dos missionários  de todos os tempos. As Epístolas de São Paulo dão-nos uma imagem nítida das suas lutas, dificuldades, provações e tribulações de toda a sorte. Mas em tudo venceu o amor a Jesus, a Jesus crucificado. São Paulo é um gigante no amor ao Salvador. "Jesus é minha vida", confessa ele, e para Jesus não havia trabalho que não fizesse, dificuldade que não vencesse. No fim da vida, pôde, em verdade, dizer: "Combati o  bom combate, terminei a carreira e conservei a fé". Para que possamos afirmar a mesma coisa, é preciso que imitemos o grande Apóstolo no imenso amor a  Jesus e à Santa Igreja. É preciso que com ele, sacrifiquemos a nossa carne., demos desprezo ao mundo, tenhamos amor aos nossos irmãos, sejamos castos e  puros, e da nossa vida façamos um hino de louvor a Deus. Então, seremos herdeiros da coroa, que nos dará o justo juiz no dia da recompensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário