EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

terça-feira, 9 de abril de 2019

Comunidades Neocatecumenais recebem o Anúncio da Páscoa na Paróquia São José Operário

Na noite desta terça,09 comunidades do Caminho Neocatecumenal de nossa paróquia, juntamente com os irmãos das comunidade de Santo Antonio (Anhangabaú), estiveram reunidas para receberem dos catequistas o Anúncio da Pascoa 2019.
 O artigo 12 dos estatutos estabelece exatamente que “o neocatecumenato visa estimular a paróquia a uma celebração mais rica da Vigilia Pascal”.
Assim, encontramos na liturgia, própria deste tempo, um caminho catecumenal que vai, gradativamente, nos introduzindo nas fontes batismais, a fim de assumirmos Jesus como Messias de nossa vida e mergulharmos no mistério de sua Paixão e Ressurreição. O grande bispo de Jerusalém, São Cirilo (313-350 d. C), ensina-nos em suas catequeses mistagógicas acerca deste itinerário batismal que vivenciamos,
sobremaneira na noite do Sábado Santo, o sábado de Aleluia. Ele diz: Batizados em Cristo e dele revestidos vos tornastes conformes ao Filho de Deus. Na sequência deste sacramento, Cirilo nos lembra da Santa Unção com o Crisma: Ungidos com o óleo, fostes feitos participes e companheiros de Cristo. Estes dois sacramentos desembocam na Celebração da Eucaristia, a Memória Pascal do Cordeiro de Deus (Jo 1,29), Jesus Cristo: Em forma de pão te é dado o corpo, e em forma de vinho o sangue, para que te tornes, tomando o corpo e o sangue de Cristo, con-corpóreo e consanguíneo com Cristo.
Somos acompanhados por Deus, “nutridos” por sua Palavra, no manancial da Liturgia e chegamos mistificados para celebrarmos junto às fontes do Batismo e junto a mesa da Eucaristia o mistério de um Deus que nos incorpora a Ele e nos nutre com seu corpo e seu sangue para fazermos um dia nossa travessia pessoal desta vida, e celebrarmos com Ele a Páscoa definitiva, do dia sem ocaso, ou seja, o dia sem fim.
(por Márcio Neves-Comunicação SJO)


Nenhum comentário:

Postar um comentário