EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

domingo, 14 de abril de 2019

Rito da entrega das Palmas marca o início das atividades do Caminho Neocatecumenal na Semana Santa


Para o Caminho Neocatecumenal, a Semana Santa assim como todas as fases do itinerário é marcada por muitos ritos, todos bastante carregados de simbolismos, gestos, elementos. Na celebração de Ramos as comunidades conforme etapas correspondentes recebem a “Palma da vitória”, como sinal do testemunho de Cristo que pode chegar até o martírio. A estética do ritual pode emocionar, de tão bela e tão enriquecida. Mas tudo isso precisa alcançar a profundidade da experiência espiritual. A exteriorização da fé, em seus ritos e símbolos, é deveras muito importante, mas é caminho para algo que está para além do exterior: a configuração do fiel à vida e missão de Jesus Cristo, reconhecido como Senhor que venceu a morte e que, por isso, dá pleno sentido à vida.

Mudar o coração num itinerário cristão de descobertas que nos apresenta quem somos, de verdade, para que não nos enganemos com uma falsa concepção ou nos fechemos com véu, que omite nossa verdadeira identidade. Uma abertura que nos faça amar. Amar quem nós somos. Amar nossos irmãos nas suas mais peculiares diferenças. Amar até não mais sentir necessidade nenhuma que não seja amar. Quando tomamos conhecimento de nossas arestas, falhas e dificuldades e as apresentamos ao Senhor com sinceridade de coração, somos capazes de olhar para as feridas de nossos irmãos e de nossas irmãs e sentir compaixão, aplicando o remédio da misericórdia. Conseguimos sermos, também nós, acolhidos e cuidados.
O neocatecumenato preocupa-se em reviver o sentido profundo do batismo com sua vivência cristã e pertença à Igreja. Quer recuperar a antiga tradição da Igreja, desejando produzir nos cristãos verdadeira conversão. O Caminho é exigente. Há muitos aspectos positivos, sobretudo pela busca da vivência batismal compromissada. É intenção de seus fundadores recuperar o sentido do batismo e seu testemunho de vida nova. São etapas muito exigentes, que exigem coragem e perseverança.
                                                                                                   por:


Nenhum comentário:

Postar um comentário