EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

sexta-feira, 5 de junho de 2020

EDITORIAL: Boas novas do mês de Junho

Márcio Neves-(Pascom-SJO)
Saudações aos nossos Leitores! Tendo em mente as importantes comemorações do mês de junho, muitas vezes nos lembramos apenas das festas juninas, mas devemos também aproveitar este mês para uma verdadeira reflexão de devoção e fé, um período para nos mantermos firmes na oração, principalmente neste tempo de pandemia. 
Uma referência ao trabalho de Comunicação da Igreja (Pascom) que neste tempo ganhou maior visibilidade principalmente no setor de transmissões online. Muitos padres que tiveram que ceder ao mundo da tecnologia para poder chegar a seu rebanho. A verdade é que é um período no qual todos fazem algum tipo de sacrifício para manter a chama da fé viva. Neste propósito, celebramos  na festa da Ascensão o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Com o tema “Para que possas contar e fixar na memória” (Ex 10, 2). A vida se faz história”, Papa Francisco dedicou a mensagem deste ano ao tema da narração.
O mês de junho é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. O dia do Sagrado Coração de Jesus é comemorado sempre na segunda sexta-feira após o dia de Corpus Christi (Ssmo Corpo Sangue de Cristo). Sendo que no dia seguinte celebramos o Imaculado Coração de Maria. Porém existe uma informação importante sobre esta devoção, pois dentro da tradição da Igreja também devemos dar graças ao Sagrado Coração de Jesus toda primeira sexta-feira do mês em oração lembrando de suas promessas para a humanidade. Liturgicamente voltamos ao Tempo Comum.
Como celebramos na semana passada, na festa de Pentecostes, o Pai e o Filho escolheram habitar no coração humano por meio do Espírito Santo. Com alegria neste domingo, (07) celebraremos a Solenidade da Santíssima Trindade.
Teremos neste mês o momento mariano com a festa de Nossa Senhora Rainha da Paz é comemorada no dia 25 de junho, sendo este um dia para orarmos a Maria em pedidos pela paz para a humanidade. O dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é 27 de junho, apesar de todo dia ser dia de orar por Maria, é um dia importante para seus fiéis devotos refletirem em oração.
Apesar de haver outros santos que comemoramos durante o mês de junho, durante este período três devoções extremamente populares se destacam, Santo Antônio, São João e São Pedro, sendo muito comemorados ao longo do mês em festas.
Finalizando, o momento é propício para reforçarmos que o nosso cristianismo não é feito apenas de preceitos, mas, sobretudo de vida. E de nada adianta chorarmos a falta da eucaristia se não nos fazemos eucaristia na vida dos outros através das nossas orações e das nossas ações.
Por hora, continuaremos celebrando de forma online em nossas casas, pedindo ao Senhor que em breve possamos comunicar a reabertura de nossa igreja.
Abraço fraterno a todos.
Sempre no carinho maternal de Maria,
Márcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário