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quinta-feira, 21 de maio de 2020

"A vida se faz história" - Parte 2


Na Diocese de Jundiaí, são 53 anos de história e de anúncio da Boa Nova. O aplicativo da Diocese de Jundiaí, disponível para Android e iOS, faz parte das mais recentes novidades do Setor de Comunicação.
 Década de 1970 - Pastoral
Nasce a primeira Pastoral dos Meios de Comunicação Social, sob a coordenação do Monsenhor Nelson de Mesquita da Fonseca.
 1974 - Primeiro jornal
O primeiro esboço de um jornal diocesano nasceu em agosto de 1974. Trata-se do boletim “Correspondência”, que promoveu a integração da Igreja diocesana.
 Década de 1980 - Dinamização
Na primeira metade da década de 80, por iniciativa do então diácono Paulo André Labrosse, os trabalhos pastorais foram dinamizados com o auxílio dos meios de comunicação.
 1988 - Conselho Diocesano
O padre Luiz Antônio de Aguiar, então pároco da Paróquia São Judas Tadeu, de Itu (atualmente missionário no Japão), coordenou a iniciativa da criação de um Conselho Diocesano da Pastoral da Comunicação, que contou com representantes das regiões pastorais.
 1996 – O VERBO
No governo episcopal de Dom Roberto, nasceu o jornal O VERBO por iniciativa de Dom Amaury, jornalista de formação e na época, bispo coadjutor de Jundiaí.
 1996 a 1998 - Rádio e TV
Após o surgimento d’O VERBO, as atividades da Pastoral da Comunicação foram às ondas do rádio, através da rádio comunitária “Terra da Uva”. Neste período foram instaladas, também, três torres retransmissoras do canal católico Rede Vida de Televisão, em Jundiaí, Itu e Salto, sob a coordenação do padre Jorge Demarchi.
 2002 - Site
A Diocese investiu na criação de seu primeiro site, uma iniciativa que veio de encontro com as novas necessidades do mundo integrado pela internet.
 2003 - Diaconia
Dom Amaury Castanho criou a Diaconia São Francisco de Salles, com a finalidade de prestar assistência aos profissionais de comunicação, sob os cuidados do Diácono Pedro Fávaro.
 2004 a 2020 - Pascom Diocesana
Sob a coordenação do Padre Jorge Demarchi, os trabalhos da Pastoral da Comunicação ganham novo ânimo. Desse tempo até os dias atuais, muito tem se investido na Comunicação Diocesana, com a estruturação do Setor de Comunicação da Diocese que hoje conta com três profissionais e na renovação e formação das Pastorais de Comunicação Paroquiais, que está presente em 56 das 66 paróquias diocesanas, grande parte delas contando com páginas nas redes sociais, site e informativos impressos e ou digitais. Entre os anos 2015 e 2019, este trabalho foi coordenado pelo Padre Márcio Felipe de Souza Alves, e desde 2019 pelo Padre Milton Rogério Vicente.
2020 - App
Neste ano a Diocese lançou a nova versão de seu site, adere às novas redes sociais, lança este novo projeto gráfico d’O VERBO e apresenta o aplicativo Diocese de Jundiaí.
Fonte: Matéria pulicada na revista digital "O Verbo", edição Abril/2020, Ano 23 | Nº 541, página 9.


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