EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

terça-feira, 19 de maio de 2020

Pascom Diocese de Jundiaí - "A vida se faz história" (parte 1)

Semana da Comunicação:
"A Pastoral da Comunicação na Diocese de Jundiaí conheceu uma primeira tentativa de reunir os diversos meios de comunicação que se colocavam a serviço da Boa Nova do Evangelho na década de 70. À época, seu nome era Pastoral dos Meios de Comunicação Social, e teve, como coordenador, o monsenhor Nelson de Mesquita da Fonseca.
No início, as atividades da pastoral se concentravam no acompanhamento da imprensa escrita e das transmissões radiofônicas de celebrações litúrgicas ou mensagens dos clérigos. Nesse primeiro período, os principais órgãos católicos de comunicação social na imprensa escrita eram o jornal ituano "A Federação" (fundado em 1905, pelo padre Eliziário de Camargo Barros, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Candelária), e o "Correspondência" - Boletim Informativo da Pastoral Diocesana, de edição mensal, por um breve período encartado no "A Federação", com tiragem de 500 exemplares. O primeiro número do boletim data de agosto de 1974.
"Correspondência" foi, até o início de 1996, um modesto, porém, importante meio de integração da vida diocesana, não só apresentando os principais acontecimentos e repassando a agenda das atividades da diocese, mas, até mesmo, registrando os aniversários dos clérigos. Com o início do jornal "O Verbo", em julho daquele mesmo ano, suas atividades foram encerradas.
Na primeira metade da década de 80, houve também uma iniciativa, encabeçada pelo Padre Paulo André Laurier Labrosse, de dinamizar os trabalhos pastorais com os Meios de Comunicação Social. Num organograma pastoral desse período, o nome de Pedro Fávaro Júnior já estava relacionado a esse campo de ação pastoral. Em 1987, porém, por razões profissionais, teve de ausentar-se da diocese.
No início de 1988, sob a orientação do padre Luiz Antônio de Aguiar, então pároco da Paróquia São Judas Tadeu, em Itu, nasceu o Conselho Diocesano de Pastoral da Comunicação, formado por representantes das regiões pastorais que estivessem, de algum modo, ligados à comunicação social. O novo conselho se propunha a despertar nos cristãos a consciência crítica em relação aos meios de comunicação de massa, promover uma educação para a comunicação, proporcionar uma maior união entre as paróquias e seus paroquianos, ser porta-voz da diocese perante os meios de comunicação social e dar formação aos agentes de pastoral interessados na área de comunicação.
A chegada de dom Amaury Castanho à Diocese de Jundiaí, como bispo coadjuntor, deu novo ritmo à Pastoral da Comunicação. Jornalista com registro, dom Amaury, com seus inúmeros artigos e entrevistas, publicados em diversos órgãos de comunicação, dentro e fora da diocese, deu forte visibilidade à presença da Igreja. Graças a ele, um projeto da primeira metade da década de 80, idealizado pelo Pedro Fávaro Júnior (ordenado diácono em 1998), foi retomado, dando origem ao jornal "O Verbo", em 1996.
Inserem-se também nas atividades da Pastoral da Comunicação da diocese: a condução da Rádio Comunitária "Terra da Uva", que funcionou de outubro de 1996 a meados de 1998, e que contou inicialmente com a coordenação do padre Jorge Demarchi; a instalação de três torres retransmissoras do canal católico Rede Vida de Televisão (Jundiaí, Itu e Salto), através da campanha diocesana "Um real por católico"; e a Livraria São José, de propriedade da Cúria Diocesana, cujo principal objetivo era atender a necessidade de instrução e esclarecimento para a população católica.
No ano de 2003, dom Amaury Castanho criou a Diaconia São Francisco de Sales e a confiou aos cuidados do diácono Pedro Fávaro Júnior, ordenado em 1998. A diaconia prestava assistência pastoral a todos os funcionários de órgãos de comunicação social.
Com o progresso dos meios de comunicação, sobretudo por causa da rede interligada de computadores, a internet, a Diocese de Jundiaí assumiu o desafio de responder às necessidades da época. A partir de 2004, sob a coordenação do mesmo padre Jorge - que tinha acabado de regressar de Roma, formado, pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em comunicação social - os trabalhos da Pastoral da Comunicação ganharam novas perspectivas. O site da Diocese de Jundiaí, criado em 2002, passou a receber especial atenção."
Fonte: Matéria pulicada na Revista Comemorativa do Jubileu de Ouro da Diocese de Jundiaí, em 2017, págs 115 e 116).


Nenhum comentário:

Postar um comentário