EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Formas de Comunicação: Língua de sinais nas celebrações

Monique Alves-(Interprete de Libras)
Recentemente nas missas de nosso padroeiro São José Operário e também no ultimo domingo, (10) dia das mães a importante presença da intérprete de Libras  Monique Alves que gentilmente colaborou conosco na transmissão da celebração, a qual estendemos nossa gratidão.
A Libras consiste em um conjunto de formas gestuais utilizada por deficientes auditivos para comunicação entre eles e outras pessoas, sejam eles surdas ou ouvintes. A função do interprete de libras, está regulamentada através da Lei nº 12.319/2010.
No Brasil, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida como segunda língua oficial dos pais.Segundo dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem cerca de 10 milhões de pessoas surdas, o equivalente a 5% da população brasileira. 
No Dia Nacional dos Surdos, o governo federal lançou, em 26 de setembro 2019, o projeto Libras Gov, que vai criar novos sinais para a comunidade surda.
Iniciativa da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e do Ministério da Educação, o Libras Gov tem o objetivo de possibilitar, via Língua Brasileira de Sinais (Libras), o acesso de cidadãos surdos brasileiros, profissionais intérpretes de Libras, comunidade surda, entre outros, a termos específicos do governo federal e a informações relacionadas ao campo dos três Poderes que compõem a República Brasileira.
Para se comunicar usando a língua eira de sinais, além de conhecer os sinais, é preciso conhecer também as estruturas gramaticais para combinar as frases e estabelecer a comunicação de forma correta.
fonte de pesquisa: Agência Brasil – Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário