EXPEDIENTE: (PASCOM-SJO)

PASCOM-SJO Edição/Redação/Coordenação: Márcio Neves / Transmissão online: Gustavo Calandrin - Arte final: Henrique Gasparini - Assessoria: Pe. Daniel Rosa

Instituição Religiosa-Igreja Católica-Paróquia São José Operário Tel.4582-5091- Retiro Jundiaí

domingo, 31 de maio de 2020

Espiritualidade: Aprofundamento no Espírito Santo


Infelizmente, pouco conhecemos sobre o Espírito Santo. Quando muito sabemos que Ele é a Terceira pessoa da Santíssima Trindade e nada mais.
Mas, como o amor do Pai deve ser experimentado por nós, como a salvação e o senhorio de Jesus devem ser experimentados por nós, assim também, o poder do Espírito Santo tem que ser uma experiência em nossa vida.
Quando nos abrimos ao poder e ação do Espírito Santo em nós, então começamos a ser pessoas de quem o Pai poderá dispor para toda e qualquer boa obra, para a construção do seu Reino.
Quando o fogo purificador do Espírito Santo tocar nossos corações, então seremos purificados e fortalecidos, assim poderemos ser enviados por Ele para anunciar a Sua Palavra, como aconteceu com Isaías (Is.6,4-8). É preciso desejar ardentemente (com sinceridade) ser purificados de nossos pecados, de nossas imundícies, para sermos enviados, para sermos usados pelo Pai como mensageiros, como Seus profetas.
Quando o Espírito Santo nos envolve e nos preenche com sua presença, nos tornamos pessoas fecundas, geramos Jesus nas outras pessoas e geramos pessoas para Jesus. Assim aconteceu com Maria para evangelizar.
Em que consiste evangelizar? Não é levar Jesus ao mundo? Pois seremos evangelizadores, seremos anunciadores das boas notícias de Deus pela força e pelo poder do Espírito Santo. E faremos isso sem medo das críticas, do ridículo, das murmurações, das perseguições.  O Espírito Santo nos dará força e coragem de testemunhar, de sermos até mártires, se for necessário. Como Pedro, em Pentecostes. Antes, tão medroso, agora, cheio do Espírito Santo, enfrenta a zombaria dos judeus. (At.2,12-18).
Assim também Estevão enfrentou o martírio (At.7,55-59).
Após a experiencia pessoal de Pentecostes, os apóstolos começaram a rezar pelos doentes em nome de Jesus e os doentes ficavam curados; impunham as mãos e ordenavam aos espíritos malignos e as pessoas eram libertadas; abriam a boca, anunciavam Jesus Ressuscitado, e os ouvintes se convertiam.
Tudo isso aconteceu com os apóstolos. E deve acontecer também em nós em nossos dias atuais.
Sermos cheios do Espírito Santo não é algo esquisito, não é novidade, não é invenção da Renovação Carismática Católica. Está escrito em Jo.3,5. Está em At.1,4-8. Está em At.2,37-39.
Por que será que tantas pregações nas nossas Missas não convertem, não tocam ninguém ou quase ninguém? Por que não mais ouvimos falar no poder de Jesus realizando curas, milagres, ressurreições, prodígios, entre nós católicos? Não será porque engavetamos o Espírito Santo.
Nossa proposta então é nos abrirmos a ação do Espírito Santo concretamente. Vamos entregar a Ele e Lhe pedir que venha tomar posse de todos o nosso ser para que possamos testemunhar Jesus no meio em que vivemos. Nesta semana, vamos nos preparar para a oração pedindo a Deus a nossa abertura à ação do Espírito Santo em nós.
Rezemos juntos: “O Espírito Santo, Amor substancial do Pai e do Filho, amor que habitais  nas almas justas, vinde a mim como um novo Pentecostes, trazendo-me a abundância de vossos Dons, dos vossos frutos, da Vossa graça e uni-Vos a mim como Esposo dulcíssimo da minha alma.
Consagro-me a Vós totalmente: invadi-me, tomai-me, possuí-me todo. Sede luz penetrante a iluminar minha inteligência, moção suave a atrair e dirigir minha vontade, energia sobrenatural a revigorar-me o corpo. Completai em mim vossa obra de purificação, de santificação, de amor. Tornai-me puro, transparente, simples, verdadeiro, livre, pacífico, suave, calmo, sereno mesmo na dor, ardente de caridade para com Deus e para com o próximo. Vinde o Espírito Santo vivificador, sobre esta pobre sociedade e renovai a face da terra! Presidi as novas estruturas, dai-nos vossa paz que o mundo não pode dar. Assisti a Vossa Igreja, dai-lhe sacerdotes santos, apóstolos fervorosos. Enviai suaves convites às almas boas, doce tormento dos pecadores, suave e refrigério aos que sofrem, força e ajuda aos tentados, luz aos que jazem nas trevas e na sombra da morte (Ir. Carmela do Espírito Santo)

por: Márcio Neves-Pascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário